Gorendill: 1410 (11)

Dando continuidade a este projeto como prometido, trago hoje Guss Nossin, o prefeito de Gorendill.


Guss Nossin, o Prefeito

Apesar de ser relativamente mais modesta que as outras grandes cidades de Arton, Gorendill possui um número surpreendente de personalidades inusitadas. Dentre estas, uma se destaca por sua estreita relação com a própria cidade e o imaginário que a cercam. Trata-se do principal responsável pela prosperidade e notoriedade de Gorendill: o prefeito Guss Nossim.

Uma História Não Contada

Guss Nossim é uma das figuras mais controversas da atualidade. Famoso como político hábil e comerciante ambicioso, ele é um líder carismático que está a frente de seu tempo.

Mesmo aqueles que não o conhecem pessoalmente já ouviram uma versão ou outra da história de como este prefeito de uma cidade pequena derrubou o Conselho local (concentrando todo o poder político em si) e então transformou o lugar em um dos mais importantes centros comerciais do Reinado. Ainda assim, poucos são aqueles que sabem de todo o seu passado.

Guss nasceu em uma pequena vila de Deheon. Um lugar irrisório e banal, igual a muitos outros povoados sem nome que se encontram perdidas por todo o Reinado. E um lugar que não existe mais.

Quando ele ainda era criança, sua cidade natal foi devastada por uma tribo de bárbaros nômades. Humanos renegados que rejeitavam a civilização para viver em meio a selvageria, eles atacaram a pequena vila para pilhar os recursos que precisavam – e acabaram por roubar também a vida de quase todos os habitantes. O próprio Guss só sobreviveu porque se escondeu em meio aos corpos de sua família e amigos mortos.

Após o ocorrido, um viajante que estava de passagem nas vizinhanças por acaso encontrou o pequeno Guss. Movido pela pena (ou talvez apenas um capricho), o viajante providenciou para que ele fosse acolhido por um templo de Tannah-Toh da região, aonde receberia comida, abrigo e a educação necessária para crescer em um adulto independente. Partiu sem nem mesmo revelar seu nome para o menino que salvou.

O incidente teve um profundo impacto sobre Guss, que cresceu acreditando que o barbarismo era nada mais que uma fonte de miséria – um mal que precisava ser expurgado para o bem de todos. Ao mesmo tempo, ele adquiriu certa antipatia pela aristocracia: ao seu ver, senhores feudais eram guiados apenas por interesses mesquinhos e não davam real atenção para o que acontecia além de seus domínios. Tal forma de pensamento provinciano permitiu que a tragédia de sua terra natal ocorresse. Em suas próprias palavras: “a sociedade deve ser administrada por homens de visão ampla, verdadeiramente empenhados em trazer ordem e progresso“.

Guss passou as décadas seguintes em uma jornada de auto-aperfeiçoamento. Após aprender tudo o que pode no templo que o acolheu, partiu pelo mundo em busca de maior conhecimento. Estudou em instituições de renome. Trabalhou junto dos maiores mestres e sábios, absorvendo todas as técnicas que lhe eram apresentadas e até desenvolvendo novas ideias por conta própria. Estava sempre explorando conceitos inovadores, nunca se permitindo desalentar ou estagnar. Seus esforços foram compensados com o acumulo de uma fortuna invejável antes mesmo de completar a maturidade.

Em algum ponto, a jornada de Guss o trouxe até Gorendill. Ele imediatamente percebeu o potencial da região e se recusou a deixar que fosse desperdiçado. Fixou residência na pequena cidade, ingressou na guilda de mercadores local e – através de muito empenho e dedicação – galgou posições dentro da organização, eventualmente sendo promovido a mestre da guilda.

De acordo com a tradição local, os chefes das mais influentes instituições burguesas tinham direito a fazer parte do Conselho da cidade – um direito que Guss fez questão de usufruir. Começou então a lentamente construir uma base de poder própria, independente do Conselho. Forjou alianças e angariou o apoio das pessoas certas. Finalmente, esperou o momento propício e fez sua jogada: após um golpe de estado de espantosa eficiência, dissolveu o conselho e se instaurou como única autoridade legítima dentro da cidade.

Anos Dourados

Sem dúvida nenhuma, os primeiros anos do governo Nossin foram os melhores na história recente da cidade. Embora a população tenha ficado alarmada com o golpe de estado, os ânimos logo se apaziguaram quando as medidas do novo prefeito começaram a dar resultado. Hoje em dia, mesmo os maiores detratores do prefeito não conseguem deixar de aplaudir a forma como ele conduziu a cidade durante este período inicial.

Ao incentivar o comércio das frutas locais e aumentar a segurança pública através da institucionalização da milícia (e, em parte, devido também aos seus acordos clandestinos com os piratas da região), Guss criou um ambiente atrativo para investidores estrangeiros. O capital fornecido por tais investidores era diretamente empregado em obras de melhorias urbanas para a cidade, as quais muitas vezes geravam maiores atrativos. Isso acabava chamando a atenção de novos investidores, recomeçando o ciclo.

A cidade cresceu não apenas financeiramente, mas também no âmbito de configuração urbana. Comparado ao que era antes da chegada de Guss, as dimensões atuais de Gorendill são vinte vezes maior. As melhores condições econômicas vieram de mãos dadas com um maior influxo populacional – grande parte das celebridades locais se mudaram para a cidade ainda durante este período inicial de crescimento. Em muito pouco tempo, Gorendill passou de uma cidadezinha ignóbil para um dos maiores e mais importantes entrepostos comerciais de Deheon.

Infelizmente, nada dura para sempre. Arton passou por uma série de tragédias em tempos recentes – de guerras até desastres (sobre)naturais – e Gorendill não pôde deixar de ser afetada. Um número considerável dos atrativos comerciais se perderam, levando consigo os investimentos que haviam atraído em primeiro lugar. Uma crise mais grave foi evitada graças as medidas eficazes do prefeito, mas mesmo ele reconhece que estas foram apenas soluções temporárias. A ameaça de recessão continua a pairar no ar como uma nuvem negra, tornando os pensamentos de Guss cada vez mais sombrios…

Situação Atual

Os anos não foram gentis com Guss, tanto física quanto espiritualmente. Baixo, calvo e levemente obeso tanto por conta da idade avançada quanto pela falta de exercícios. Se antes ele poderia ser descrito como “sério, mas amigável”, hoje ele é um homem notoriamente sisudo. Por ter dedicado seus melhores anos ao desenvolvimento de Gorendill, ele se tornou possessivo (até mesmo um tanto neurótico) com relação a ela. Não tem amigos nem família, vivendo sozinho em uma mansão na parte alta da cidade. Um clássico exemplo da tragédia de um homem que deixou que o trabalho consumisse a sua vida.

Atualmente, Guss vive obcecado em encontrar uma forma de livrar sua cidade do estado de estagnação em que se encontra. Ao mesmo tempo, ele se empenha para “protege-la das más influências” (no entendimento dele, qualquer um que tente minar a sua própria autoridade), e têm se valendo de práticas cada vez mais controladoras para este fim. Embora ainda seja um líder benevolente, deveras preocupado com o bem-estar de seus cidadãos, ele está perigosamente perto de se tornar um déspota.

Guss Nossin: humano, Plebeu 4/Especialista 10, LN; Médio, desl. 9m; PV 84; CA 20 (+7 nível, +3 anel de proteção); corpo-a-corpo: espada curta obra-prima +11 (1d6+7, 19-20); hab. “lato sensu” (Diplomacia +2, Obter Informação +2 e Ofício [administração] +6), Mestre Artesão, Profissional Treinado; Fort +9, Ref +7, Von +14; For 10, Des 10, Con 14, Int 23, Sab 20, Car 18.

Perícias & Talentos: Atuação (oratória) +21, Cavalgar +6, Conhecimento (local: Gorendill) +23, Conhecimento (nobreza) +23, Diplomacia +27, Enganação +21, Intimidação +21, Intuição +22, Jogatina +21, Obter Informação +27, Ofício (administração) +33, Ofício (comerciante) +23, Percepção +22; Celebridade, Diligente, Dono de Arton, Foco em Perícia (Diplomacia), Foco em Perícia (Obter Informação), Foco em Perícia (Ofício [administração]), Liderança (seguidores), Negociador, Paranoia Saudável, Persuasivo, Prosperidade, Riqueza Verdadeira, Vitalidade, Vontade de Ferro.

Equipamento: com seus vastos recursos financeiros, Guss pode obter virtualmente qualquer coisa comercializada no Reinado. Assim sendo, ele sempre “se veste para a ocasião” – equipando-se da forma mais apropriada para a situação em que se encontra. No entanto, como precaução para a pior das hipóteses, ele está sempre carregando uma espada curta obra-prima, um anel da proteção +3 e um medalhão de Lena.

Rumores & Boatos

  • Os antigos membros do Conselho de Gorendill continuam sendo os maiores opositores de Guss dentro da cidade. Mesmo após o golpe dissolveu que o Conselho, muitos ainda retiveram influência considerável dentro da sociedade local – a qual se valeram para antagonizar o prefeito por detrás das cortinas. Embora Guss tenha tolerado esta rebeldia por muito tempo, acredita-se que ele hoje busca opções para “se livrar destas pestes” de forma permanente;
  • Correm rumores que, apesar de viver uma vida solitária, Guss tomou uma de sua serviçais como amante. Trata-se de uma forasteira chamada Kamilla Vrulst, que se mudou para Gorendill a alguns anos. Pouco se sabe ao certo sobre as origens dessa bela mulher, mas parece que ela teve que fugir de sua terra natal por conta de algum conflito e acabou sendo acolhida pelo prefeito;
  • Guss está de alguma forma ligado ao Competidor, que recentemente tem desafiado o monopólio criminoso da Guilda dos Ladrões dentro da cidade. Alguns mais ousados sussurram que o próprio prefeito é o Competidor.

Deixe um comentário