Gorendill: 1410 (12)

Demorou, mas chegou! Hoje temos o Incógnito.


O Incógnito

É fato inegável que, apesar de ser uma comunidade relativamente pequena para os padrões de Deheon, a cidade de Gorendill possui um número respeitável de figuras ilustres entre a sua população. Desde o prefeito Guss Nossin, passando pelo bardo Mordred Twilight até o alfaiate Armanndy. Nomes famosos, conhecidos não apenas por toda a cidade, mas também muito além.

Chega a ser irônico então que a figura mais inusitada da cidade é também a mais obscura. Alguém – ou alguma coisa – que fez da inescrutabilidade sua marca registrada. Trata-se do Incógnito.

Origens

A figura conhecida hoje como “O Incógnito” começou como apenas uma coleção de rumores desencontrados. Anos atrás, surgiu um indivíduo misterioso que realizava feitos extraordinários por toda cidade, sem jamais revelar sua identidade. Mistério atiçou curiosidade, e curiosidade por sua vez concebeu suposições. Incontáveis histórias apareceram sobre o Incógnito, presumindo suas origens e intenções.

Estas estavam longe de ser opiniões fundamentadas, entretanto. Uma vez que nada se sabia de concreto sobre o Incógnito, os diversos boatos frequentemente contradiziam uns aos outros. Muitos o aclamavam como herói, mas alguns poucos o denunciavam como vilão. Uns o descreviam como um homem, enquanto outros juravam que se tratava de uma mulher. O Incógnito já foi retratado como bárbaro, clérigo, ladino, mago, anão, elfo, humano, orc e todo outro tipo de carreira e raça imagináveis.

A opinião popular nunca chegou a um consenso e, mesmo hoje, a identidade do indivíduo que originou todas estas histórias é desconhecida. Entretanto, talvez isso nem importe mais. Afinal, o Incógnito que hoje se encontra em Gorendill já é uma entidade totalmente diferente do original.

Apoteose

Na ocasião da queda da deusa Glórieen anos atrás, os artonianos foram assolados por um vazio espiritual sem igual e, em seu desespero, buscaram por qualquer fonte do divino a fim de suprir essa carência. Em sua maioria, eles se voltaram para os cultos dos deuses menores já existentes, mas também houve alguns raros casos em que seres mundanos foram elevados ao posto de divindade após agregar um grande numero de seguidores. As grandes exceções, no entanto, foram as ocorrências em que deuses surgiram do nada, como uma resposta direta as preces dos mortais.

Foi o que aconteceu em Gorendill.

Afligida pela angústia e apreensão constantes, a cidade também buscou por suas próprias fontes de amparo espiritual; e que se mostrou mais popular foi, surpreendentemente, o Incógnito. Mesmo desconhecendo sua real identidade, o povo se sentiu atraído pela figura heróica que aparecia de súbito para resolver os seus problemas, sem pedir nada em troca. A medida que a popularidade das histórias de “suas façanhas valorosas” aumentava, também crescia o anseio de estar sob sua proteção. Tal anseio instigou preces, que por sua vez promoveram adoração. Quando a fé das pessoas atingiu o seu ápice, um novo deus surgiu: Incógnito, o Guardião Sem Nome.

Embora referido como um deus, o atual Incógnito de Gorendill é um caso excepcional mesmo entre as diversas divindades de Arton – não apenas por suas origens, mas também pelo o seu próprio modo de ser. Não se trata de uma criatura singular, mas sim de um conceito animado. Uma existência imaterial na maior parte do tempo, o Incógnito manifesta um avatar (caso raro de uma divindade menor com esta capacidade) quando oportuno e intervém na vida dos mortais de forma aparentemente arbitrária, só para então desaparecer sem deixar rastros. De certa forma, ele é algo próximo a um fenômeno natural (como uma chuva de verão ou os ventos frios do inverno), que se manifesta quando as condições são adequadas e dissipa-se espontaneamente pouco depois.

Talvez por influência dos rumores que lhe deram origem, mas o Incógnito nunca se manifesta com o mesmo avatar mais de uma vez. Alguns acreditam que ele “se veste para cada ocasião” – sempre moldando um avatar totalmente novo, com a aparência e habilidades mais adequadas para aquela circunstância – mas não há nada que comprove isso. Embora seja amplamente reconhecido como um protetor da cidade, seus métodos escapam da compreensão dos mortais. Por vezes ele interferiu em pequenos incidentes só para ignorar grandes tragédias (por exemplo: até onde se sabe, o Incógnito não se manifestou durante a Injúria). Existem inclusive relatos de ter obstruído as ações de outros heróis!

O Culto ao Deus-Herói

Apesar de possuir adoradores espalhados por toda Gorendill, a quantidade de servos do Incógnito é pequena: são pouco mais de meia dúzia de homens e mulheres, de todas as idades e raças. Dado a esse número reduzido, seus recursos são bastante limitados. Eles não possuem um templo fixo, por exemplo, e seus simples ritos religiosas costumam ser realizados em parques e outros espaços cedidos pelo povo da cidade.

O atual líder do grupo chama-se Andrew Deizmeister (Humano, Guerreiro 2/ Clérigo 5, NB). Um imigrante de Yuden que havia se mudado para Gorendill anos antes, ele foi um dos primeiros a se converter para a fé do Guardião Sem Nome e é amplamente reconhecido como o seu porta-voz entre os mortais. Quando questionado a respeito, ele defende os atos e motivações de seu deus de forma quase fanática. Correm rumores que ele possui algum tipo de relação pessoal com o Incógnito, mas Andrew sempre se recusa a falar a respeito.

Além de ocasionais cerimônias, o culto se ocupa principalmente com atividades filantrópicas. Distribuição de mantimentos aos pobres, alívio as vitimas de tragédias, reconstrução da cidade, etc. Em acordo com o aspecto protetor do Incógnito, eles ocasionalmente se prontificam como soldados voluntários para auxiliar na defesa de Gorendill, mas isso é raro (a última vez que isso ocorreu foi durante a Injúria). Muito mais comum é vê-los atuando como colaboradores e guias para aventureiros.

Rumores & Boatos

  • Os sacerdotes do Culto do Guardião Sem Nome buscam voluntários para uma perigosa aventura, e o destino da cidade pode estar em jogo.
  • Agentes yudennianos chegam a Gorendill em busca de Andrew Deizmeister. Cabe aos aventureiros descobrir suas reais intenções.
  • Um poderoso mago supostamente pesquisa formas de invocar o Incógnito e bota-lo sob seu controle, da mesma forma como alguns arcanos fazem com criaturas extraplanares. Andrew contrata aventureiros para impedir esta afronta contra a sua fé.

Material Complementar

Novos Talentos

Herói Versátil (Poder Concedido)

O Guardião Sem Nome é conhecido por sua grande variedade de poderes. Como um de seus servos, você partilha de um pouco desta versatilidade.
Pré-requisito: devoto do Incógnito
Benefício: uma vez por dia, você pode manifestar uma habilidade de classe como um personagem pertencente aquela classe, de nível igual ao seu nível de personagem. Por exemplo, um Clérigo de 5º nível poderia Destruir o Mal como um Paladino de 5º nível ou conjurar uma magia arcana como um Mago de 5º nível.
Especial: este talento também funciona com habilidades de classes de prestígio, mas seu nível de personagem conta pela metade (arredondado para baixo) neste caso.

Deixe um comentário