Almanaque das Classes de Prestígio 62

O post de hoje traz de volta o antigo conceito de Caminhos Elementais da magia, assim como seus respectivos especialistas – os Elementalistas!


Elementalista

A magia é dividida em seis Caminhos Elementais – Água, Ar, Fogo, Luz, Terra e Trevas – que compõem tudo que existe. Combinados de várias formas, esses caminhos podem realizar qualquer feito. Alguns conjuradores, contudo, escolhem se especializar no domínio de um único Caminho. Tratam-se dos elementalistas.

Um elementalista é um mago que se especializou de tal maneira em um único Caminho elemental que se tornou capaz de moldá-lo de acordo com suas vontades, tornando-se um mestre no que diz respeito ao seu elemento guia. Ele é muito mais poderoso que um mago comum ao lançar magias relacionadas ao seu Caminho. Por outro lado, ele perde em variedade e versatilidade, além de se tornar completamente incapaz de lançar magias relacionadas ao caminho diretamente oposto ao seu.

Elementalista da Água
Elementalista 2A vida veio da água. Quase nenhuma forma de vida sobrevive sem água. Mais de três quartos do corpo humano são feitos de água. Assim, a magia da água é a magia da própria vida. Consequentemente, o elementalista da Água é um dos que melhor compreende os mecanismos da vida, sendo inclusive capaz de cura mágica, mesmo sem ajuda divina.

Como um rio caldoso, um mago da água é instável, em constante transformação. Ele se movimenta de forma fluida, sendo muito difícil pará-lo quando ele não quer, ou tirá-lo do lugar se esse não for o seu desejo. Não é de se surpreender então que várias de suas magias sejam ligadas ao movimento e a transmutação do corpo.

Elementalista do Ar
O ar pode produzir a brisa mais gentil e também o tornado mais destrutivo. A magia do ar é sutil, mas também poderosa. Além de poder sobre os ventos, ela também esta ligada aos odores, ao som e à comunicação – pois o ar transporta o som das palavras.

O elementalista do Ar demonstra uma certa distância com relação ao mundo que o cerca, como se seus pensamentos sempre estivessem em alguma outra parte. Carregam a fama de serem distraídos, vivendo com a cabeça nas nuvens. Isso é claro, nem sempre é verdade.

Seguidores do ar podem mudar de humor repentinamente, assim como a tempestade que antecede à calmaria. São instáveis, inconstantes e de humor volátil. Não se pode confiar plenamente neles, pois são imprevisíveis como o vento.

Elementalista do Fogo
Elementalista 4O fogo é a energia em sua forma mais selvagem. Apesar de ser normalmente associado à destruição e a dor, é o fogo que permite às civilizações progredirem, forjarem e moldarem o mundo à sua volta. Estes aspectos são igualmente verdadeiros quando aplicados à personalidade de um elementalista do Fogo.

De comportamento explosivo, tais magos nunca são fáceis de lidar. Costumam ser ríspidos com os outros ou agir impulsivamente, atacando primeiro e pensando nas consequências depois. Isso faz com que os elementalistas do Fogo sejam muito temidos, mesmo como aliados.

Apenas os magos mais corajosos conseguem se especializar no mais perigoso e destrutivo dos elementos. A chama que aquece e traz conforto pode facilmente fugir ao controle e reduzir tudo a cinzas.

Elementalista da Luz
Tudo o que vemos é luz refletida. O Caminho da Luz é eficiente em lidar com tudo o que podemos ou não ver (em outras palavras, magias de ilusão e invisibilidade). Contudo, ao contrário do ilusionista, o elementalista da luz também é eficiente em lidar com magias ofensivas – pois a luz também alimenta o raio e a eletricidade.

O Caminho da Luz também é, de certa forma, ligado a tudo que é bom e puro. Por isso, mesmo não sendo efetivamente um clérigo, um elementalista da Luz irradia bondade, sendo facilmente aceito em qualquer comunidade como alguém de boa índole.

Elementalista da Terra
Elementalista 6O Caminho da Terra não é para conjuradores sutis. Esta é forma mais bruta da magia, e esta ligado à resistência, determinação e durabilidade. Representa a firmeza da montanha, e também o poder devastador do terremoto. Tudo que é sólido esta ligado à Terra.

Elementalistas da Terra são geralmente truculentos e possuidores de uma voz poderosa e retumbante. Seus olhos são profundos, e sua pele passa a impressão de sempre estar coberta de pó. Seus movimentos são metódicos e contidos. É como se eles guardassem em seus âmagos a força descomunal de uma avalanche, sempre prestes a surgir, levando tudo consigo.

Elementalista das Trevas
Embora o Caminho do Fogo seja reconhecido como o mais perigoso, o Caminho das Trevas é visto como o mais “maligno”. Quase nenhuma de suas magias é capaz de criação, reparo ou qualquer coisa positiva. Todas são ligadas à destruição, degeneração, morte e emoções negativas.

Portanto, mesmo que um elementalista das Trevas tenha as melhores intenções e o coração mais puro (o que é raro!), sua magia quase nunca oferece nada de bom. Este mago é muito parecido com o necromante – ambos tem facilidade de lidar com mortos-vivos. A diferença é que o necromante é mais acadêmico, racional – um homem da ciência; e o elementalista das trevas é mais espiritual.

Pré-Requisitos

Para se tornar um elementalista, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
Perícias: treinado em Conhecimento (Arcano), treindado em Identificar Magia
Talentos: pelo menos dois talentos metamágicos a sua escolha (nota: elementalistas do Ar, Fogo e Terra são obrigados a escolher Substituição Elemental [sônico, fogo ou ácido respectivamente] como um destes talentos.)
Magias: conhecer no mínimo cinco magias arcanas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho escolhido, sendo que pelo menos uma deve ser de 3º nível ou maior; não pode conhecer nenhuma magia com o descritor de seu Caminho oposto (veja abaixo para detalhes).

Características de classe

Pontos de vida: o elementalista recebe 2 (+ mod. Con) PV por nível.

Habilidades de Classe

Magia Elemental: níveis ímpares nesta classe de prestígio são adicionados como um bônus a suas jogadas de ataque, dano e CD dos testes de resistência de suas magias que possuem o(s) descritor(es) de seu Caminho Elemental escolhido. Por outro lado, você se torna totalmente incapaz de lançar magias que possuam o descritores de seu Caminho oposto.
Tais descritores são os seguintes:
Caminho da Água: água e frio
•Oposto: Caminho do Fogo
Caminho do Ar: ar e sônico
•Oposto: Caminho da Terra
Caminho do Fogo: fogo
•Oposto: Caminho da Água
Caminho da Luz: ilusão, luz e eletricidade
•Oposto: Caminho das Trevas
Caminho da Terra: ácido e terra
•Oposto: Caminho do Ar
Caminho das Trevas: escuridão, medo e necromancia
•Oposto: Caminho da Luz

Magias: níveis de elementalista se acumulam com níveis numa classe conjuradora arcana que o personagem já possua para propósitos de magias conhecidas e PM.

Segredo Elemental: no 2º nível e a cada 2 níveis subsequentes, você recebe uma habilidade de acordo com o Caminho Elemental que se especializou.
Caminho da Água: você recebe as seguintes habilidades.

  • Escola Elemental: a partir do 2º nível, você pode aprender quaisquer magias divinas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho. Para você, essas magias são consideradas arcanas.
  • Toque da Vida: no 4º nível, você recebe a habilidade de curar 3d8+3 pontos de vida com um toque e uma ação padrão. Esta habilidade também pode causa dano a mortos-vivos, exigindo um ataque de toque. Esta habilidade pode ser usada um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Inteligência.
  • Filho de Benthos: no 6º nível, você recebe Raça das Águas como um talento adicional.
  • Ambiente Propício: a partir do 8º nível, enquanto estiver debaixo d’água, você fica permanentemente sob o efeito de magia respirar na água.
  • Corpo Fluido: a partir do 10º nível, você esta permanentemente sob efeito da magia movimentação livre.

Caminho do Ar: você recebe as seguintes habilidades.

    Elementalista 3

  • Escola Elemental: a partir do 2º nível, você pode aprender quaisquer magias divinas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho. Para você, essas magias são consideradas arcanas.
  • Velocidade do Vento: a partir do 4º nível, você esta permanentemente sob o efeito da magia andar no ar. Esta habilidade exige liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado ou estiver usando qualquer armadura ou escudos.
  • Filho de Hydora: no 6º nível, você recebe Raça das Nuvens como um talento adicional.
  • Enxame de Trovões: você pode disparar pelas mãos um estrondo sônico que ruma na direção do oponente na forma de pequenas lâminas giratórias. Faça um ataque de toque à distância contra um alvo a até 9m. Se bem-sucedido, o alvo sofre 1d8 de dano por nível nesta classe de prestígio. Além disso, todas as criaturas dentro de um cone de 9m na direção do ataque – mesmo que não tenham sido alvos deste – devem fazer teste de Fortitude (CD 10 + metade de seu nível de personagem + modificador de Inteligência). Falha resulta em surdez por 1d6+3 rodadas. Você pode usar esta habilidade um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Inteligência.
  • Manobras Aéreas: a partir do 10º nível, enquanto estiver andando no ar com a habilidade Velocidade do Vento, o seu deslocamento dobra.

Caminho do Fogo: você recebe as seguintes habilidades.

  • Escola Elemental: a partir do 2º nível, você pode aprender quaisquer magias divinas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho. Para você, essas magias são consideradas arcanas.
  • Chama Interior: no 4º nível, você recebe um bônus de +4 em seus testes de Vontade contra medo e testes de Iniciativa.
  • Explosão: no 6º nível, você recebe Magia Explosiva como um talento adicional.
  • Magia Incendiária: você pode pagar +3 PM quando lançar uma magia que causa dano com o descritor fogo. Se fizer isso, o(s) alvo(s) sofre(m) dano normal (modificado por testes de Reflexos, evasão, etc.) quando são afetados pela magia, e mais metade do dano sofrido na rodada seguinte.
  • Fogo Primordial: no 10º nível, suas magias com o descritor fogo ignoram 10 pontos de Resistência a energia e Redução de Dano, além de se tornarem capazes de afetar criaturas normalmente imunes a este elemento.

Caminho da Luz: você recebe as seguintes habilidades.

    Elementalista 5

  • Escola Elemental: a partir do 2º nível, você pode aprender quaisquer magias divinas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho. Para você, essas magias são consideradas arcanas.
  • Aura Iluminada: a partir do 4º nível, a atitude de criaturas bondosas sempre será uma categoria melhor com relação a você (Tormenta RPG; pg. 85). Por outro lado, a atitude de criaturas malignas sempre será uma categoria pior.
  • Detectar Amadorismo: a partir do 6º nível, você recebe um bônus de +4 em testes de Vontade para resistir magias da escola Ilusão, e +4 em testes de Intuição pra perceber ilusões. Além disso você pode fazer um teste de Percepção (CD 20) para detectar a posição aproximada de uma criatura invisível.
  • Graça Iluminada: no 8º nível, você soma seu modificador de Inteligência como um bônus a todos os testes de resistência.
  • Titereiro de Ilusões: a partir do 10º nível, todas as suas magias de ilusão podem ser mantidas com uma ação de movimento (em vez de uma ação padrão). Além disso, você não precisa fazer um teste de Vontde se sofrer dano enquanto está se concentrando em uma magia de ilusão.

Caminho da Terra: você recebe as seguintes habilidades.

  • Escola Elemental: a partir do 2º nível, você pode aprender quaisquer magias divinas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho. Para você, essas magias são consideradas arcanas.
  • Mago Durão: no 4º nível, você recebe 5 PV adicionais e o talento Duro de Matar. Contudo, perde 1 PM.
  • Sumo da Terra: no 6º nível, você recebe Magia Corrosiva como um talento adicional.
  • Vontade de Pedra: você pode rolar outra vez um teste de Vontade que tenha recém realizado. Você deve aceitar a segunda rolagem, mesmo que seja pior que a primeira.
  • Uno com a Terra: você passa a estar constantemente sob efeito da habilidade Elemental (Terra), de Forma Selvagem Maior, como se fosse um druida.

Caminho das Trevas: você recebe as seguintes habilidades.

    Elementalista 7

  • Escola Elemental: a partir do 2º nível, você pode aprender quaisquer magias divinas que possuam o(s) descritor(es) de seu Caminho. Para você, essas magias são consideradas arcanas.
  • Olhar Sombrio: você pode enxergar perfeitamente na escuridão, mesmo aquela criada por magia.
  • Proteção Positiva: a partir do 6º nível, você não sofre nenhum efeito das magias drenar energia e drenar temporário, e nunca recebe níveis negativos por energia negativa. Contudo ainda pode receber níveis negativos de outras formas (como estar em uma Área de Tormenta).
  • Mais forte que a Morte: no 8º nível, você recebe um bônus de +2 em todos os testes contra efeitos que causam atordoamento, doença, enjoo, exaustão, fadiga, paralisia, sono ou veneno. Além disso, você tem 25% de chance de ignorar um acerto crítico ou o dano extra de um ataque furtivo.
  • Forma Sombria: no 10º nível, você adquire a habilidade de dissolver seu corpo em um vulto feito de pura escuridão. Quando usa esta habilidade, você fica incorpóreo – só pode ser afetado por armas mágicas, magias ou outras criaturas incorpóreas. Mesmo quando atingido por uma arma mágica ou magia, tem 50% de chance de ignorar o ataque (exceto se for um ataque de essência, como mísseis mágicos). Você pode atravessar objetos sólidos, mas, ao contrário de outras criaturas incorpóreas, pode manipulá-los – você fica sólido quando quiser, mantendo seu valor de Força. Isso permite que você ataque criaturas físicas, tornando-se extremamente perigoso. Usar esta habilidade é uma ação padram, seus efeitos duram um minuto e ela pode ser usada uma vez por dia.

Aptidão Elemental: a partir do 5º nível, o custo em PM para lançar uma magia que possui o descritor de seu Caminho Elemental escolhido diminui em 1. O custo final deve sempre ser no mínimo 1.

Tabela - Elementalista
Tabela – Elementalista

Deixe um comentário