Almanaque das Classes de Prestígio 76

As Guerras Táuricas viram uma grande participação dos Legionários!


Legionário

O legionário é um guerreiro altamente treinado para lutar em exércitos. Embora tenha alguma habilidade em combate individual, seu verdadeiro poder aparece quando trabalha em equipe, ao lado de vários companheiros que tenham o mesmo treinamento. Um grupo de legionários bem treinados pode atuar como uma força de combate coesa e organizada.

Legionário 2Legionários são treinados para coordenar seus ataques com extrema eficiência, dando apoio as ações de seus colegas e também recebendo auxílio em troca. Para tanto, eles são capazes de se comunicar através de uma linguagem de sinais militares própria, que ninguém além deles mesmos consegue entender.

Tapista é o único lugar de Arton onde exércitos recebem este tipo de treinamento – mas isso não quer dizer que existem apenas legionários minotauros. Humanos, elfos, meio-elfos, meio-orcs e anões também podem ser encontrados em suas legiões. No entanto, é impossível para uma criatura muito maior ou menor que um humano se tornar um legionário, pois dessa forma ela não pode proteger adequadamente seus companheiros.

Pré-Requisitos

Para se tornar um legionário, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
Bônus base de ataque: +5
Perícias: treinado em Conhecimento (estratégia)
Talentos: Conhecimento de Posturas (Guarda de Ferro e Passo do Touro), Falange
Especial: apenas criaturas de tamanho Médio (não pode possuir Grandão ou outros talentos e habilidades similares)

Características de classe

Pontos de vida: o legionário recebe 5 (+ mod. Con) PV por nível.

Habilidades de Classe

Tradição Marcial: no 1º e 5º níveis, você recebe um talento de combate a sua escolha. Você ainda deve cumprir quaisquer outros pré-requisitos do talento em si. Além disso, seus níveis nesta classe de prestígio contam como níveis de guerreiro para propósitos de pré-requisitos de talentos.

Conduta Militar: você deve seguir um rígido código de conduta militar. Você jamais pode desobedecer as ordens de seus superiores, tão pouco realizar qualquer ato que coloque seus companheiros em risco. Você também é proibido de usar quaisquer armas que não sejam lanças, espadas curtas (gládios) e escudos (armaduras podem ser usadas normalmente).
Caso viole qualquer uma das regras acima, você perderá suas habilidades desta classe de prestígio por 1d6+1 dias.

Código Militar: você recebe o talento de mesmo nome como um talento adicional.

Ferramentas da Morte: a partir do 2º nível, o você pode realizar um ataque coordenado com um número de aliados igual a 1 + seu bônus de Inteligência. Para coordenar um ataque, você deve gastar uma ação padrão e fazer um teste de Conhecimento (estratégia) oposto pelo teste de Intuição do alvo que deseja atingir. Caso esteja coordenando um ataque apenas com outros legionários, o teste não é necessário.
Num ataque coordenado, cada aliado abre mão de sua ação padrão, mas concede um bônus cumulativo de +4 no ataque de seu personagem, e um bônus cumulativo igual ao dano de sua arma (sem contar modificadores por nível ou de habilidade) no dano. Bônus mágicos são somados, assim como quaisquer habilidades especiais das armas de seus aliados. Caso você possa fazer um ataque furtivo, esse bônus se aplica normalmente (se um ou mais aliados puderem realizar ataques furtivos contra o alo, seu dano também é somado). A margem de ameaça de acerto crítico é a melhor dentre todas as armas usadas, assim como o multiplicador por acerto crítico (cada um pode vir de uma arma diferente). Em caso de acerto crítico, o dano total é multiplicado, como se apenas um personagem estivesse atacando.
No 4º nível, seus aliados não precisam abrir mão de sua ação padrão para participar de um ataque coordenado, apenas de sua ação de movimento (ou seja, podem ainda realizar um ataque normal em sua rodada).

Obediência Eficaz: quando um aliado impõe os efeitos do talento Comandar sobre o seu personagem, você recebe um bônus de +2 adicional em suas jogadas e testes.

Formação de Guerra: a partir do 5º nível, você concede um bônus de +1 nas jogadas de ataque, testes de resistência, perícia e classe de armadura de uma unidade militar a qual pertença. Este bônus é cumulativo com aquele oferecido por outros legionários, mas uma mesma unidade militar jamais irá receber um bônus superior a +5 desta forma.

Legionário 1

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