Almanaque das Classes de Prestígio 48

O post de hoje traz um dos grandes arquetipos de mundos medievais: o Arqueiro!


Arqueiro

O arqueiro é um guerreiro especializado no uso do arco e flecha – a arma de longo alcance mais comum em mundos medievais. Muitos adotam essa arma porque não tem a força (ou a coragem!) necessária para lutar corpo-a-corpo. Outros a escolhem por ser silenciosa e sorrateira, ideal para caçadas ou emboscadas.

Arqueiro 2O arqueiro típico é um guerreiro que preza a mobilidade – tanto para fiz ofensivos (mudar de posição em busca de um tiro limpo) quanto para defensivos (escapar de um atacante que conseguiu chegar perto demais). Ele também precisa ter sentidos apurados para poder avistar e mirar em um alvo longínquo com precisão. Por esses e outros motivos, muitos dizem que um bom arqueiro também tem aptidão como um bom batedor, e vice-versa.

O arco é a arma tradicional dos elfos, sendo o arqueiro o aventureiro mais comum entre eles. Humanos também usam arqueiros nas fileiras de seus exércitos, despejando chuvas mortais de flechas em seus inimigos. Por outro lado, raças como os minotauros consideram essa arma covarde, e jamais a usam. Ogres, bugbears, orcs e outras raças com grande força física também desprezam o arco.

Pré-Requisitos

Para se tornar um alquimista, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
Bônus base de ataque: +5
Perícias: treinado em Percepção
Talentos: Corrida, Foco em Arma (um arco a sua escolha), Prontidão

Características de classe

Pontos de vida: o arqueiro recebe 5 (+ mod. Con) PV por nível.

Habilidades de Classe

Arqueiro 3Olhos de Águia: você soma seu nível nesta classe de prestígio como bônus em seus testes de Percepção referentes a observar. Além disso, você adiciona o triplo deste valor ao alcance de seus ataques à distância; este efeito é acumulativo com quaisquer habilidades ou talentos semelhantes (como Tiro Longo), mas é sempre o último a ser considerado.

Arquerismo: como um talento adicional, você recebe Especialização em Arma referente a um arco para o qual tem Foco em Arma, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.

Técnica de Tiro: no 2º nível e a cada 2 níveis subsequentes, você recebe um talento adicional que deve ser escolhido da seguinte lista: Acerto Crítico Aprimorado, Olhos nas Costas, Mira Apurada, Mira Mortal, Mobilidade, Mobilidade Perfeita, Na Mosca, Rapidez de Recarga, Tiro Certeiro, Tiro Especial, Tiro em Movimento, Tiro Longo, Tiro Montado, Tiro Múltiplo, Tiro Preciso, Tiro Preciso Aprimorado, Tiro Rápido, Treinamento em Escola (Artilharia Pesada). Você ainda deve cumprir quaisquer pré-requisitos do talento em si.

Arquerismo Aprimorado: como um talento adicional, você recebe Foco em Arma Aprimorado referente a um arco para o qual tem Especialização em Arma, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.

“O Olho”: a partir do 5º nível, você pode usar talentos e habilidades de classe que dependem de curta distância (como Tiro Certeiro ou Ataque Furtivo) a qualquer distância.

Arquerismo Maior: como um talento adicional, você recebe Especialização em Arma Aprimorada referente a um arco para o qual tem Foco em Arma Aprimorado, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.

Mestre Arqueiro: como um talento adicional, você recebe Mestre em Arma referente a um arco para o qual tem Especialização em Arma Aprimorada, recebendo seus benefícios mesmo sem cumprir todos os pré-requisitos do talento.

Olhos de Arqueiro: no 10º nível, escolha uma dentre as três habilidades abaixo. Uma vez feita, essa escolha não pode ser mudada.
Olhos Místicos: uma vez por dia, você pode lançar visão suprema sobre si mesmo, como uma habilidade similar a magia.
Olho de Lince: você ganha Visão na Penumbra, passando a ignorar camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão. Além disso, pode ver duas vezes mais longe que humanos normais em condições de pouca iluminação, como luz das estrelas e tochas. Caso já tenha esta habilidade, então o alcance de sua visão em condições de pouca iluminação dobra.
Terceiro Olho: você se torna imune aos efeitos de cegueira (natural ou mágica). Além disso, você não fica desprevenido contra um inimigo que não possa ver.

Tabela - Arqueiro
Tabela – Arqueiro

Uma consideração sobre “Almanaque das Classes de Prestígio 48”

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