Almanaque das Classes de Prestígio 05

Segue aqui a ultima entrada da série “resgate de clássicos”! A partir do próximo post entraremos em uma nova fase deste projeto!

Aproveito também para convidar todos a deixar comentários com suas impressões do material deste blog. Através destes feedbacks, creio que poderei enxergar meu trabalho com novas perspectivas e assim revisar melhor futuros projetos.

Sem mais delongas, com vocês o Especialista!


Especialista

Sejam artesões, artistas ou simples trabalhadores braçais, o especialista é todo e qualquer profissional que dedica sua vida a um único ofício. Praticamente toda vila ou cidade de Arton tem pelo menos alguns especialistas (uma grande cidade como Valkaria pode, facilmente, ter milhares deles). Alguns alcançam grande reputação e fama (como bons armeiros, por exemplo), sendo extremamente respeitados na comunidade em que vivem.

Especialista 2Entretanto, um tipo específico de especialista tem mais destaque em Arton: o comerciante. Muitos têm adquirido grande perícia em lidar com bens e dinheiro, conquistando lugares privilegiados na sociedade artoniana. As várias guildas de comerciantes espalhadas pelo Reinado têm estendido sua influência, e muitas delas já conseguiram garantir a presença de membros proeminentes dentro do conselho de importantes cidades, capazes até de influir diretamente na decisão de regentes. Em algumas localidades, comerciantes de renome são mais influentes que aristocratas.

O exemplo mais claro dessa mudança é a ascensão de Guss Nossin, de Gorendill, que dissolveu o conselho de sua cidade, assumiu o governo sozinho e tem pregado a união e organização dos comerciantes, algo que não agrada nem um pouco à nobreza.

Pré-Requisitos

Para se tornar um especialista, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios.
Habilidades: Int 13+
Talentos: Foco em Perícia (qualquer)

Características de classe

Pontos de vida: o especialista recebe 3 (+ mod. Con) PV por nível.

Habilidades de Classe

Profissional Treinado: você se torna treinado em quatro perícias a sua escolha, as quais não precisam pertencer a sua lista de perícia de classe.
Nota: caso a regra opcional de pontos de perícia esteja em vigor, a descrição desta habilidade muda para a seguinte; você recebe quatro pontos de perícia adicionais por nível.

Segredos do Ofício: no 2º nível e a cada 2 níveis subsequentes, você recebe um talento de perícia a sua escolha.

lato sensu”: no 3º nível, escolha uma perícia para qual você o talento Foco em Perícia. Você recebe um bônus de +2 em testes referentes a essa perícia. No 5º e 7º níveis, você pode escolher uma nova perícia para receber os benefícios desta habilidade, e seus bônus referente a uma perícia já escolhida (podendo ser esta que acabou de escolher) aumentam em +2.

Mestre Artesão: você pode escolher 10 em todos os testes de suas perícias que recebem o efeito da habilidade “lato sensu”. Além disso, uma vez por dia, você pode escolher 20 mesmo em uma situação na qual normalmente não poderia.

Tabela - Especialista
Tabela – Especialista

Material Complementar

A habilidade Profissional Treinado cita a regra opcional de pontos de perícia. No entanto, como todos devem saber, Classes de Prestígio não recebe perícias próprias, o que torna seu uso com a regra opcional citada acima um tanto complicada. Conversei com vários mestres de RPG que conheço, perguntando como eles lidavam com esta contradição, mas nenhum me ofereceu uma resposta satisfatória.

Como tenho um certo apego pela regra de pontos de perícia – ao ponto que sempre as faço validas em minhas mesas – adotei a simples regra opcional abaixo:

stricto sensu

Todas as Classes de Prestígio recebem um número de pontos de perícia por nível igual a 2 + modificador de Inteligência. No entanto, estes só podem ser usados para aprimorar perícias as quais o personagem já seja treinado (em outras palavras, aquelas em que ele já possua graduações).

2 comentários em “Almanaque das Classes de Prestígio 05”

  1. Bem bacana a classe. Gostei especialmente porque dá pra usar em NPC’s que só tem níveis de plebeu, algo que vou fazer com certeza ao povoar minhas cidades e vilas com profissionais em geral. Parabéns pela ótima execução da classe. 😉

    1. Sim. Desde de o início eu criei estas quatro classes de prestígio para uso de PdMs em mente. É possivel satisfazer os pré-requisitos de todas apenas com alguns poucos níveis de Plebeu.

Deixe um comentário